Blog

Moda, Modismo ou Tendência? Como entender o que acontece a nossa volta?

Nos últimos anos alguns termos foram incorporados de outras áreas e tornaram-se populares no nosso cotidiano. Extraídos do mundo da moda originalmente, moda e modismo são classificados como costumes, hábitos, comportamentos ligado a períodos de tempo, a primeiro durante um período maior que o segundo. Já a tendência, apesar de também utilizada no mundo da moda, tem origem na palavra tendente, ou seja, que se inclina para algo.

Passado os significados etimológicos, no mundo dos negócios as palavras descrevem o comportamento de determinados acontecimentos com uma variação de tempo e determinado grau de intensidade. Mas como assim?

Para ficar mais claro visualize o gráfico abaixo, considerando cada linha para um comportamento. Em qual delas cada um os termos citados se enquadra?

Ficou mais fácil, não?

  • Modismo é caracterizado por grande intensidade em um curto período de tempo, por exemplo os Fidget Spinners ou Pokemon Go.
  • Já na moda o período é mais longo com uma intensidade mais constante, Orkut ou Facebook agora por exemplo.
  • E na tendência ela pode ser o precursor de uma moda, Instagram em sua crescente atual.

E onde eu uso isso na minha vida? Bom, em Estatística por exemplo, MODA tem um significado similar a essa análise, onde o valor ou dado que mais se repete é considerado a moda daquele conjunto de valores e pode indicar uma tendência ou padrão. Em Business Intelligence ela pode ser utilizada para embasar uma tomada de decisão e mitigar riscos. Em Comunicação para classificar padrões de comportamento do consumidor.

As aplicações são variadas, mas o ponto de partida é sabermos diferenciar cada um dos termos, dentro da nossa área de atuação e utilizá-los de forma adequada para expressar nossas ideias.

E na sua área de atuação, há espaço para utilizar esse conceito? Compartilhe nos comentários!

Photo by Charles Deluvio on Unsplash

Compartilhe: