Blog

Mudanças no Facebook priorizará publicações de amigos

O fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, recentemente publicou que a mudança é para que o tempo do usuário no Facebook seja bem utilizado. Dessa forma, a rede pesquisou e notou que publicações de marcas não geram a aproximação entre usuários, que é o principal objetivo do Facebook desde o início.

Com isso, Zuckerberg promete diminuir a relevância de posts patrocinados que não seguirem algumas especificações e, assim, os donos de páginas podem ver o desempenho de suas publicações caírem drasticamente.

Sendo atualmente apenas 5% do conteúdo da rede, os portais de notícias e marcas deverão somar 4% do conteúdo total do Facebook após a mudança.

A MUDANÇA

O Facebook antes priorizava a forma como as pessoas reagiam à publicações e comentários. Agora, irá priorizar postagens de familiares e amigos, cumprindo o objetivo de aproximar as relações na rede, com publicações que incitem uma discussão e interação entre usuários.

Com o novo algoritmo já em funcionamento, está sendo premeditado quais posts o usuário gostaria de ver e compartilhar com seus amigos. Assim, publicações que promoverem interações e discussões entre amigos tendem a ter um melhor alcance.

ISSO SIGNIFICA QUE…

Isso significa que os donos de páginas deverão criar conteúdo relevante, sem a utilização das técnicas de engajamento que, agora serão consideradas como spam.

As páginas que geram conversa entre seus seguidores, ou seja, que geram conteúdos relevantes para discussões, terão suas publicações com maior alcance e serão mostradas mais vezes no Feed de Notícias do Facebook.

E CHEGA DE FAKE NEWS

Mark também anunciou, após críticas e negações sobre as mudanças, que haverão outras atualizações para esse ano.

O fundador do Facebook prometeu que contará com ajuda dos usuários da rede para categorizar portais de notícias. 'Como parte das nossas pesquisas em andamento, agora perguntaremos às pessoas se elas conhecem aquela fonte de notícias, e se conhecem, se confiam nesta fonte', disse Zuckerberg.

Assim, a rede social terá mais um método de filtrar as preferências do usuário e personalizar o feed de notícias.

COMO CONTINUAR COM ALCANCE?

O alcance orgânico do Facebook ficará cada vez mais difícil com essa mudança. E, como já citado, não adianta mais usar técnicas de engajamento pois o alcance será ainda menor.

O que deverá ser feito é apostar em interação com a audiência da página, com posts de conteúdo e relevantes ao público e principalmente autênticos, que é o principal valor do Facebook.

Também será necessário investir em anúncios, já que o Facebook é uma das poucas ferramentas de mídia que permite segmentar um anúncio e acertar direto no público alvo.

Dessa forma, a plataforma irá dar mérito aos profissionais que sabem gerar conteúdo relevante e segmentar seu público com eficácia, cumprindo o objetivo da rede, que é aproximar pessoas e fazer com que o tempo gasto no Facebook seja bem aproveitado.

Fontes:

https://media.fb.com/2018/01/11/news-feed-fyi-bringing-people-closer-together/
https://newsroom.fb.com/news/2017/12/news-feed-fyi-fighting-engagement-bait-on-facebook/
https://www.facebook.com/zuck/posts/10104413015393571 

Compartilhe: