Blog

Seu site é melhor que do seu principal concorrente?

Pare o que você está fazendo e acesse o seu site e o site do seu principal concorrente através do navegador do seu smartphone. E aí, seu site está navegável? Você como usuário prefere navegar no seu site ou no site do seu concorrente?

Apenas ter um site não é o suficiente. É necessário que ele atenda todas as necessidades dos seus usuários em diversas plataformas de maneira eficiente e proporcione uma boa experiência para que o usuário sinta vontade de voltar. Então vamos as questões: como está o seu site? Qual a experiência que ele proporciona para o usuário? Para responder essas questões é preciso estar atento a alguns pontos.

Não é novidade para ninguém que o acesso a internet através de smartphones já ultrapassou os computadores. As crianças já nascem inclusas nesse meio digital e os mais velhos estão cada vez mais migrando do computador para o celular. Isso devido a muitos fatores, como a agilidade e facilidade que o celular proporciona na vida das pessoas.

Agora, pensa comigo: se o celular é o principal meio que as pessoas usam para acessar a internet (e provavelmente seus clientes também), por que ainda existem muitos sites de empresas que não se adaptam a dispositivos móveis? Falando nisso, o seu site é responsivo? E o do seu principal concorrente? Se o seu site não for, já encontramos o primeiro grande problema.

Um site responsivo tem a capacidade de se adaptar automaticamente a qualquer dispositivo, independentemente do tamanho da tela do usuário.

Pesquisas mostraram que 61% dos usuários abandonam um site assim que percebem que ele não é responsivo (e isso demora cerca de 3 segundos). Após isso, o consumidor tende a procurar um outro site do mesmo ramo que possa atender suas necessidades. Ponto para o seu concorrente! Além disso, o Google prefere sites responsivos, melhorando a colocação em seus resultados de busca.

Outro ponto fundamental é a usabilidade e o desempenho do seu site. Os usuários classificam como uma experiencia ruim qualquer dificuldade durante sua visita a um site. Entre essas dificuldades podem estar inclusas: má disposição de elementos; navegação não intuitiva; layout mal elaborado com contraste ruim de cores e falta de compatibilidade com navegadores.

E a próxima pergunta que te faço é: o que você faz após ter uma experiência ruim? Acredito que sua resposta foi algo parecido com: “Evito passar por aquilo novamente”. Pois bem, o usuário faz o mesmo com um site após ter uma experiencia negativa. Ponto pro concorrente novamente!

Além desses pontos, existem vários outros que devemos ter atenção, como a interatividade, a segurança, a arquitetura da informação e não só estes. É necessário a realização de uma análise mais profunda pois só com isso podemos levantar informações relevantes sobre a presença digital do seu negócio.

Garantir sua presença digital é de extrema importância, pois, não estar presente em todas as plataformas ou ter um site ruim, é como não existir para muitos clientes.

Nós da Inffus podemos te ajudar realizando a analise do seu site gratuitamente, é só solicitar a analise pelo link: https://inffus.com/analisar-meu-site.

Compartilhe: