Blog

Site mostra fotos de pessoas criadas através da inteligência artificial

Conseguir despertar o interesse e a curiosidade de um usuário quando o mesmo acessa a um site, é um desejo de muitas empresas. Recentemente um site está conseguindo realizar este desejo e está gerando um grande buzz na internet.

O site “thispersodoesnotexist” está deixando a todos que o acessam, totalmente intrigados, isso porque, a cada atualização de página ele gera um rosto de uma pessoa que não existe. Sim! É isso mesmo o que você leu. Um novo rosto é criado automaticamente. Criado pelo o engenheiro de software Philip Wang o site tem um layout extremamente simples e direto, nele ocorre a exibição de uma única foto de um rosto inexistente. Para criação destes rostos é utilizado machine learning (ML) e inteligência artificial, através de um método chamado de “rede adversária generativa” ou GAN.
A tecnologia identifica e aprende o que são rostos humanos e a partir disso, gera as suas próprias versões. Mas, para que isso ocorra é preciso ter a combinação de duas redes neurais separadas: uma das redes é responsável por criar dados, enquanto a outra fica encarregada por realizar um julgamento sobre os dados gerados, essa rede precisará ainda determinar se o objeto que foi criado é real ou não, caso o objeto seja considerado por ela como falso, a rede neural responsável pela criação precisará refazer o objeto quantas vezes forem precisas, até que ele seja considerada como real.

É por isso que os rostos humanos são bem convincentes. Pesquisadores descobriram que através deste mesmo software seja possível mostrar rostos de gatos, aparências de carros e até modelos de quartos.

Os processos para a criação da imagem são atualizados constantemente, então os resultados tendem a se tornarem melhores com o passar do tempo, ou a cada atualização de página. A inteligência artificial por sua vez, consegue aprender sozinha as atualizações necessárias para apresentar um melhor resultado. Surpreendente, não é mesmo?

Bom, não é mais novidade que toda essa e outras tecnologias se atualizam constantemente e devemos estar sempre preparados para as mudanças, no entanto a possibilidade de criar rostos “fakes” abriu um espaço para alguns questionamentos relacionados com a segurança desta tecnologia, afinal, pessoas más intencionadas podem utilizar destes métodos para enganarem os seres humanos, como por exemplo: alguém com conhecimento e domínio do processo, pode criar um vídeo de uma pessoa real em situação em que ela nunca esteve presente, pode ocorrer ainda as falsificações de perfis em redes sociais etc. Esperamos que esses novos métodos venham a favor dos seres humanos.

E você? O que achou desta tecnologia? Conta pra gente aqui nos comentários.

Compartilhe: