Blog

Você sabe como criar uma chave de API do Google Maps?

Quanto custa?

Os custos para se obter uma chave de API, são extremamente variáveis, já que os do Google Maps Platform são flexíveis e pensados para a necessidade de cada negócio, mas para resumir: Isto dependerá do uso. Para todos que utilizam o serviço a plataforma disponibiliza em crédito de US$ 200 todos os meses para uso, ou seja, o valor pago é apenas o que excede os créditos. Se sua empresa for de pequeno porte e o uso não for tão grande, é possível que acabe conseguindo  utilizar o serviço gratuitamente, mas se tiver um negócio maior e que necessite de algo específico, vale a pena acessar a tabela de preços para estimar o valor da fatura mensal. Mas para utilizar uma API, será necessária uma chave de acesso ainda que ela seja pública, no caso deste  artigo, você precisará de uma API key do Google Maps, portanto, confira como proceder para obter sua chave:

Crie uma conta do Gmail

Você pode utilizar uma conta já existente, mas caso ainda não possua uma conta do Gmail, você precisará criá-la para obter sua chave. É possível fazer isso gratuitamente e sem muitas complicações através do link: https://accounts.google.com/

Painel do Console de APIs

Em seguida será necessário acessar o Painel do Console de APIs do Google 

 

 

  • Selecione ou crie um novo projeto

 

 

Para a criação da chave é necessário que você possua um projeto na plataforma. Pode ser utilizado um já existente, ou você pode criar um novo, mas não se esqueça de nomeá-lo com base na função que ele irá desempenhar para não se perder caso precise encontrá-lo novamente.

 

 

  • Crie suas credenciais

 

 

Para acessar as suas chaves você vai precisar de credenciais, então basta criá-las clicando no botão ‘Criar credenciais’, depois é só selecionar a opção ‘Chave de API’, que abrirá uma nova janela com a sua chave. Você pode renomeá-la e aplicar restrições de acordo com o uso clicando em ‘Restringir chave’, em seguida clique em ‘Fechar’, copie sua chave e insira em seu aplicativo ou site.

 

 

  • Ative a sua chave do API do Google Maps

 

 

Para ativar a sua chave de API precisará acessar a Biblioteca de APIs clicando no botão do menu ao lado esquerdo da página. Selecione então a API que deseja para acessar a janela de informações gerais sobre ela, tutoriais, termos de serviço, documentação e detalhes sobre o uso e valor a ser cobrado. Ao clicar em ‘Ativar’ a sua API já estará ativa e você poderá acompanhar as métricas de uso. 

 

Você terminou de criar sua API do Google Maps e agora também pode através do canto superior esquerdo vinculá-la a uma conta de faturamento ou gerenciar as já existentes. Esteja atento às próximas novidades em nosso blog para manter seu negócio competitivo.

Compartilhe: