Blog

Marketing viral: dicas para criar um conteúdo viral

Sabemos que existem muitos casos em que os conteúdos ganharam visibilidade porque realmente aconteceram acidentalmente porém, existem aqueles conteúdos que contaram com todo um planejamento por trás, e um bom exemplo é o famoso ovo do Instagram, que inclusive nós criamos uma matéria sobre ele, bem aqui.

Quando determinados conteúdos ganham muita repercussão na internet eles passam a ser chamados de conteúdo viral.
Eles possuem a capacidade de engajar muitos usuários, ganham uma visibilidade imensa e são comentados o tempo todo, o tipo de conteúdo que toda marca quer produzir.
Então, se a sua ideia é produzir um conteúdo viral, saiba que nós temos algumas dicas para te ajudar a tentar conquistar esse fato, por isso, continue lendo o nosso post e descubra como.

Dica 1: Produza um conteúdo curto.

Sabemos que conteúdos longos são extremamente completos, que oferecem informações mais ricas ao leitor porém, ele pode ser considerado como um conteúdo “exaustivo” e que por muitas vezes os usuários vão abandonar a leitura no meio e na pior das hipóteses, abandonar logo no começo.

É preciso envolver o usuário nos primeiros instantes, assim você já consegue reter a atenção dele para o restante do conteúdo.

Dica 2: Tenha um conteúdo visual.

Um conteúdo visual obtém resultados melhores do que um conteúdo todo textual.
Incluir imagens e quebra de linha, deixa o conteúdo visualmente mais agradável, é comum que as pessoas prefiram olhar as coisas do que fazer uma leitura sobre elas.

Dica 3: Crie uma oferta.

Essa é uma técnica que não costuma ser muito usada, mas ela apresenta bons resultados. Os consumidores gostam de promoções, principalmente se for para ganharem algo.
Se você der algo para as pessoas, certamente em troca você ganhará muita atenção.

Dica 4: Utilize storytelling.

A melhor forma de prender a atenção do público é contando uma história já que as pessoas vão ficar interessadas/curiosas em saber o que vai acontecer no final, e se elas gostarem desse final, certamente irão compartilhar com alguém. Mas atenção, a história precisa ser boa e bem contada, hein?!

Dica 5: Invista nas emoções.

Conseguir despertar o choro, risada, raiva ou qualquer outro tipo de emoção do seu público, vai tornar o seu conteúdo mais envolvente, consequentemente as chances de conquistar um conteúdo viral irão aumentar.

Com uma boa estratégia e combinação de ferramentas as chances do conteúdo se tornar um viral são bem maiores, vale destacar também, que para muitos profissionais produtores de conteúdo, construir um viral, vai muito além de parecer “descolado”, trata-se de uma estratégia para aumentar o reconhecimento da marca, aumento de vendas e etc.

Essas são apenas algumas dicas e nós esperamos que elas tenham lhe ajudado de alguma forma.

Compartilhe: