Blog

Qual a importância do certificado digital para seu site?

Considerando a importância da internet para transações econômicas em geral, muito além de uma loja virtual, as transferências de dados que ocorrem a todo momento, despertam também o interesse em criminosos virtuais.

Um site ou loja virtual que não protege as transferências de dados com criptografias pode sofrer interceptações, em que podem haver captura de senhas e outras informações importantes como número de documentos e cartões de crédito.

Os certificados digitais SSL, promovem autenticidade para os sites, deixando claro para o visitante que o site que ele acessa é realmente o site oficial da empresa, uma vez que a certificação fica atrelada aos dados de registro empresarial e domínio. O mesmo certificado também garante, através de criptografia, que os dados inseridos no site, em um cadastro por exemplo, não sejam acessados antes que haja uma decriptografia.

Mas do que exatamente estamos falando aqui?

Na prática, quando um usuário acessa um site ou loja virtual com certificação SSL, irá notar que a barra de endereço no navegador apresenta inicialmente a informação “https://” no lugar do tradicional “http://”. O “s” a mais significa “secure”, em um contexto onde o significado em inglês é Hyper Text Transfer Protocol Secure. Este protocolo de transferência de dados, quando seguro em determinados certificados e navegadores pode apresentar a cor verde e um cadeado, que se clicar em cima exibe um balão com informações do certificado.

Mesmo que não seja uma loja virtual ou meu site não oferece sistema de login e cadastros é necessário adotar a certificação?

Sim. Ou pelo menos se você tiver interesse em melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de busca do Google. O Google deixou claro através de comunicado a importância em utilizar essas tecnologias de segurança de dados em todos os sites que desejam ocupar as primeiras posições nos resultados de busca.

De acordo com o Google, o algoritmo de busca dá uma pontuação extra no ranking de classificação geral dos resultados mesmo nas busca orgânicas. Essas práticas visam proporcionar uma internet mais segura para todos e encorajar cada vez mais transações comerciais através do meio digital.

Se ainda tiver dúvidas basta entrar em contato com a Inffus e solicitar uma análise gratuita do seu site e descobrir qual o certificado ideal.

Compartilhe: